E QUE ASSIM SEJA 06 / 1997
Neumar Monteiro
Muitos falam em evolução, mas se esquecem que o verdadeiro sentido da palavra se encerra num pequeno e significativo vocábulo, porque só com a renovação de si mesmo, na evolução interna do próprio ser, pode o homem crescer verdadeiramente para o mundo.
Primeiro, a revisão de seus conceitos retirando o que se encontra obsoleto e estagnado – enriquecendo-se espiritualmente e aprimorando as bases cristãs, esquecidas, quem sabe, no baú do inconsciente- Reformula-se o homem dentro dos seus próprios limites físico espirituais, e nascerá o individuo social, pronto a evoluir e apto para o trabalho consciente no seio de uma comunidade.
Evoluir-se, não é só conhecer autores modernos ou acumular cultura abstrata, como muitos pensam. Pelo contrário, é participar irmanamente no programa social,dando-se as mãos e ajudando-se mutuamente na edificação de uma sociedade mais justa , onde todos participem, sem distinção de credo, raça ou honrarias.
Evoluir é ser gente. Gente com “G” Maiúsculo, que faz, que auxilia e que se preocupa com o semelhante. Que se esquece das teorias livrescas para a aplicação da caridade e da justiça. Essa a verdadeira cristandade e a efetiva evolução.
É tempo de renovar-se. Ëpoca de se abrir as comportas da alma para abraçar o próximo. Tempos difíceis atravessamos, e o homem se perdendo nos labirintos das prazeres supérfluos. Num minúsculo espaço do coração anda trancafiada a caridade, e a humanidade se afundando na solidão do egoísmo. Fora com os problemas alheios ! Fora com ass obras meritórias ! Porque o homem não tem mais tempo para dedicar-se ao seu irmão. Esqueceu-se de ser gente para ser fera.
Renovação : palavra mágica que transforma os mais mesquinhos pensamentos projetando o homem além de seus rudimentares limites, capacitando-o para a verdadeira evolução. E, evoluir é renovar; renovar é crescer; crescer é servir, e servir é evoluir continuamente, despindo a alma do trapo de egoísmo para revesti-la da bela roupagem da solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário