quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SARAU DRUMMOND DE ANDRADE




 
Participei no Clube da Terceira Idade no Sarau de Encerramento do Projeto “Drummond no Reino das Palavras”. O Sarau começou na parte da manhã e a culminância foi na tarde; o evento contou com estudantes de várias escolas que participaram alegremente declamando versos e cantando ao som do violão de Renato Peçanha e Gutenberg Machado Mello. Foi um Projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, cuja Secretária, Silvia Helena Costa Linhares, realizou um belo trabalho; também participaram ativamente no Projeto a Coordenadora Pedagógica Maria Júlia Gomes de Melo e a Diretora de Secretaria Mirley de Souza Valadão. Realmente um dia poético e proveitoso para todos os presentes. Parabéns a todos que participaram.   

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SESI - ITAPERUNA

CIDADE  NEGRA

No dia 27 de outubro,  às 20 horasno GINÁSIO
DO SESI, em Itaperuna, tivemos o privilégio
de participar do show do CIDADE NEGRA.
A noite foi ótima: espaço maravilhoso, som
muito bom abrangendo todo o ginásio,
coreografia perfeita dos artistas, muita
alegria e muita gente banda interagindo
com a plateia. Foi ótima, uma noitada
musical que mereceu os aplausos dos
 presente.Assim, só podemos ovacionar
 os organizadores do Evento. Parabens!

domingo, 21 de outubro de 2012

GRUTA MARIA DRUMONT - ES






Quem não conhece a gruta  GRUTA MARIA DRUMONT – RIO NOVO DO SUL/ES?...Está perdendo a oportunidade de realizar um sonho que a natureza colocou no Planeta Terra: salão de pedra logo no começo do passeio, no qual cabem, aproximadamente, 300 pessoas. A gruta tem uma refrigeração natural que conforta o visitante como se estivesse ao ar livre. A luminosidade é ideal; não tem animais peçonhentos. Na verdade uma gruta fresca, limpa, espaçosa e linda por dentro e por fora. Ótimo passeio, onde as crianças do lugar ensaiam  teatro, brincam de roda, fazem ginástica  e aproveitam as horas vadias no seio da terra. Uma aula de geologia e geografia que todos devem participar.    

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O NORTE FLUMINENSE - 10 / 2012


                     DIALOGANDO COM VOCÊ
                                                Neumar Monteiro
                                                           
                 
                 A cada dia está mais difícil exercitar o diálogo, aquele conversar sadio feito para apaziguar o coração, entreter e encantar. Hoje não. As conversas estão presas em um mesmo tema, massificadas como querem os que editam as notícias e criam os assuntos que devem ser conversados. Nada mais daquela risada gostosa decorrente de um bom papo, que expurga as tristezas exorcizando os demônios das preocupações. Só mesmo em rodas de cerveja para liberar a trava da língua, assim mesmo há que rolar outros de quantos tantos copos.
                 O diálogo aproxima as pessoas. Fala-se dele quando a reforma da previdência social está em pauta, quando se discute o capítulo da novela, quando converge para a situação social dos sem-terra, quando informa as qualidades ou os defeitos dos candidatos à próxima eleição. Os assuntos não têm limites. Muito se aprende e muito se joga fora, podendo ser meio de aproximação ou instrumento de discórdia. Contudo, o verdadeiro diálogo é a antítese do sectarismo. Não deve exaltar-se a si mesmo, mas basear-se nas virtudes do enriquecimento recíproco; dialogar é amor e doação constantes, caso contrário pode transformar-se em egoísmo.
                  O essencial é que o homem não prescinda dele nem o troque pela televisão, sob pena de exilar-se num mundo que nunca cresce, enclausurado num controle remoto de som e de imagem. A alegria da vida é justamente o interagir, crescer com o outro enquanto lhe transmitimos os nossos próprios motivos de ser feliz. O diálogo é isso: uma troca além da prosa. Há tanta esperança morta pelo distanciamento!...
                   Aquela palavra que não foi dita pode ser pronunciada no encontro seguinte. Mas não nos demoremos em articulá-la, pode ser que o ouvinte não esteja presente ao próximo bate-papo, e o que ficou na intenção talvez nunca seja dito. Aliás, conforme o ditado, de boas intenções o inferno anda cheio! E o diálogo? Ah, quando é bom ninguém escapa! Mas, mesmo um péssimo diálogo é preferível a não se ter amigos com quem conversar, pois eles são, não há quem o negue, a prática da unidade no exercício maior da convivência humana.
                   O tempo corre na linha do trem e não podemos perder a esperança
de um alvorecer melhor dialogando com a natureza, voando com o vento, abraçando o futuro para que a vida se desenvolva num enlace afetuoso e conversas amenas, que no amanhecer de cada dia dialoguemos com nossa alma contemplando-a nas janelas das estradas, na maturidade das árvores, no frescor do amanhecer e no voo dos pássaros libertos das gaiolas; converse sempre com o seu coração para alegrar o seu dia, para vencer as barreiras e desfraldar as bandeiras de nossa humanidade. Corra corrente de rios navegando suas cachoeiras, dialogando com Deus em cada espaço no compasso, compassivo, de nossa pequena vida.           

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PEDRA AZUL - DOMINGOS MARTINS ES


Que lindo passeio!... Namorando na Pedra Azul, ícone de beleza do Espírito Santo,
lugar aprazível, boa comida e pessoas acolhedoras. Vale a pena bater pernas nos tapetes verdes da natureza admirando o azul da pedra aconchegada ao marido.

domingo, 7 de outubro de 2012

LIVRO "DEVANEIOS"


A  CHUVA  E  EU
                              Neumar Monteiro

Triste chuva de inverno
a cair, inocente, devagar.
É pranto do céu,
repleto de lamento,
que lava minhas lágrimas
de sentida saudade!

Minha dor é igual
ao dia tão cinzento,
onde o azul do céu,
revestido de luto,
forma tristes figuras
em nuvens de espavento.

Chuva, companheira da dor,
que lava o meu tormento,
deixe que o meu pranto caia
nesta linguagem muda.
Quando a tristeza é cruel,
qual taça de cicuta,
não importa o que pense
aquele que a vê!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

HOTEL FAZENDA RAPOSO




Obs. Clique na foto para aumentar.

Hotel Fazenda Raposo – dias 28 e 29 de setembro
Excelente o passeio em Raposo: recepção muito boa, quartos confortáveis com ar refrigerado, tv e frigobar; café da manhã excelente, almoço e jantar no próprio hotel servidos por funcionários atenciosos e solícitos. Música ao vivo na sexta e sábado...Valeu a pena! Faça esta viagem a Raposo, lá tem tudo de bom.