terça-feira, 15 de julho de 2014

PUBLICADO EM 10 - 2008



   MODA DA MULA PRETA                                                                                               Neumar Monteiro

                  Pelo que tudo indica, Bom Jesus embarcou de vez na moda da Mula Preta de Tonico e Tinoco. Nunca se viram tantos retrocessos como os que vêm acontecendo nos últimos anos, notadamente neste agourento 2008: entre e sai de políticos no comando municipal, eleições sub judice, colégios fechando, Casa das Meninas desativada, Casa de Saúde lacrando suas portas; falta de perspectiva na economia, assustador índice de desemprego, Operação Epidemia… Enfim, coisas outras que preocupam a população. Devemos botar a barba de molho e olhar além de nossas janelas o bonde da história, antes que carregue com ele as últimas de nossas esperanças.
                        Pelo que soubemos da tradição oral e da literatura, aconteceu, em Calheiros, a praga do Padre Preto; e na cidade de Bom Jesus, possivelmente, a praga da Mula Preta. Inexiste outra explicação para tanto descaso, deboche e inoperância, num tropel tão rápido digno de uma mula preta de sete palmos de altura.
                        Traçando um parâmetro, parece-nos que os sete palmos significam os sete pecados capitais: gula, avareza, inveja, ira, soberba, luxúria e preguiça, pois que sete são as coisas que a alma do Senhor abomina, que ferem a Deus, a você e ao próximo, segundo o papa Gregório Magno no século VI e, mais tarde, Tomás de Aquino. Bom Jesus precisa urgentemente de oração, para afastar os miasmas pervertidos do mal antes que se tornem letais para o desenvolvimento de nossa terra.
                                         Tudo o que acontece atinge-nos diretamente. As crianças são as mais prejudicadas, pois que crescem presenciando péssimos exemplos. A tendência é repeti-los mais tarde. A história de Bom Jesus sempre foi permeada com vultos importantes, homens dignos do renome que até hoje carregam. Podemos citar com orgulho: Roberto Silveira, Coronel Portugal, Jorge Assis de Oliveira, Luizinho Teixeira, Olívio Bastos, Oliveiro Teixeira, Tito Nunes, Jorge Azevedo, Gauthier Figueiredo, Sebastião Alfeu, Anselmo, Agostinho Boechat, Joaquim Moreira Megre, dentre tantos que lideraram, com trabalho e dignidade, o crescimento de Bom Jesus. Garra, cidadania e amor a terra.
                                   A Mula Preta morreu da mordida de uma cobra venenosa, conforme moda de viola de Tonico e Tinoco. Que Bom Jesus se salve da insensatez que paira sobre todos, e quanto mais rápido melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário