PRIMAVERA A ESTAÇÃO DAS FLORES
Neumar Monteiro
A Primavera está associada ao desabrochar das flores, uma estação de belíssimo reflorescimento da flora e da fauna terrestres: tratando-se do hemisfério norte é chamada de “Primavera boreal” e a do hemisfério sul é chamada “Primavera austral ”. Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul tem início no equinócio de setembro e termina a 21 de dezembro.
Quantas belezas coloridas crescem nos jardins!... Quanto e quanto semear de sementes para proclamar a vida elegante da natureza... Quantas flores recolhidas para enfeitar as igrejas e as casas das donzelas? Tudo que Deus nos dá são graças e graças de vida, de um pequenino sorriso até o sonho sonhado na noite fria de inverno. Um mundo foi feito para a vida bem vivida e as claras manhãs de nossos dias. Tudo condiz com a primavera: o sorriso e a saudade que encontramos na vida, os amigos que nos esperam na praça e na igreja florida... O saltear dos sapatos comemoram a vida feliz e um sorriso de graça nos pés de Santa Maria.
Flores, flores e flores para enfeitar o andor de Jesus Cristo Redentor. Tudo passa na vida menos o Nosso Senhor... Tempo que se consome nas portas fechadas de alguém, trancafiadas em si mesmo chorando a ingratidão. Tempos que passam floridos, tempos que passam sem cor, tempos de amizades são tempos que já passou. Onde se encontra a verdade na íris molhadas de prantos? Onde mora a velhice nos olhos bonitos da gente?... O mundo toca o seu canto nos pés de asfaltos queimantes... O mundo não se arrepende de indigentes nas ruas, levando a mão pedinte para comer escondido nas sarjetas da vida... Ninguém lhe dá o abrigo do qual Jesus referia nas suas palavras santas de amor e harmonia.
A primavera chega contente, jorrando brisas mais calmas para a noite ficar silente. Um passarinho da hora procura lugar para um sonho, encontrando um abrigo na catedral da igreja até chegar a hora da revoada do dia, quando a passarada acorda ao som da Ave Maria. As flores da nossa terra embelezam quintais e janelas de vitrais e quem ali passa suspira encantado das flores viçosas de perfumes sem iguais e lindas aquarelas de cores que Deus criou para nós.
A noite da primavera é quieta até começar a cantoria da madrugada festiva, de violões afinados tocando músicas de amor... Risadas cortando a cantata e um beijo da lua no céu estrelando o firmamento de estrelas, cantando poesias na noite nobre e noite fria... No calendário da vida jasmim, hortênsia, rosa, hibisco, dama-da-noite, violeta e narciso, boca-de-leão e girassóis que rodam, que rodam, pelos quintais, procurando o sol para espalhar suas sementes.
Tão linda a primavera!... Tudo é muito belo e ameno ao longo desta estação!... As pessoas caminham nas ruas felizes como crianças e os namorados dão-se as mãos, como se carregassem a própria vida na vida de uma inspiração de primaveris singelezas que nascem no coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário