quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O NORTE FLUMINENSE - 12 / 2011

FAZER A DIFERENÇA

                                                                      Neumar Monteiro



                  Uma das principais características das pessoas que alcançam suas metas, que realizam seus sonhos e que fazem alguma diferença na vida, chama-se persistência. Persistir quer dizer insistir sempre e nunca desistir dos sonhos ou objetivos. Esta atitude pode facilitar o caminho entre o sucesso e o fracasso, entre a vitória e a derrota. Continuar em busca da meta é o que faz o ser humano vencer, orgulhando-se de si mesmo. O impulso de atingir os sonhos inflama a alma de tal jeito que não há barreira entre o ser e o querer. Esta força vinda do nada, conforme acreditamos, é, na verdade, o sopro espiritual que vem de dentro de nós mesmos apontando-nos o caminho da vitória. Por certo é Deus agindo!
                  A persistência nasce conosco; mas quem não a tem de nascença, pode esforçar-se diariamente para implantá-la dentro de si. Ser otimista é a primeira conduta para atrair a sorte. O pessimismo fecha a voluntariedade e entorpece a busca, razão direta do insucesso. Sem dúvida a questão da sorte é pessoal, mas nem sempre atua se cruzarmos os braços... Então é a força individual que impulsiona o ser humano como uma canoa a singrar o mar da vida. 
                  Destino de cada um, conforme entendemos, não é tão certo assim. Destino é mais crendice do que verdade, mais crédulo do que ateu; ou seja, a batalha da vida deve ser encarada diariamente, pois todos os dias haverá um novo desafio nem que seja uma chuva forte a descerrar uma janela. Fazer a diferença é sobressair na profissão, lutar pelo pão e combater o bom combate, conforme epístola de São Paulo. Só fica na terra quem na terra se norteia, razão de começar sempre um novo dia com a esperança verde de nossas convicções e nossas verdades. Nem sempre tem que ser assim àqueles que as tenham dentro de si.
                 Se a profissão é árdua, desafie o desafio; não se esconda por detrás dos medos e dos enredos cotidianos. Cresça e apareça! Lá fora desabrocha a rosa, cresce o capim, anuvia o céu enrodilhado de noites e dias chuvosos, ou não. Todo amanhecer traz inédita uma novidade: o sol se escondendo atrás do morro com vergonha de mostrar a cara; o gato miando pedindo o leite; o cachorro em algazarra correndo atrás do padeiro; a vaca aleitando o seu bezerro e nós, humanos, começamos um novo dia: exerça-o com sabedoria!
                  O grande desafio da nossa época é a inconstância, sabendo-se que a violência se sobrepõe à paz e a corrupção derruba a retidão. Numa era de inversão dos valores humanos, mais que depressa temos que deixar sobressair a retidão de caráter, na rua e no trabalho. Não leve para casa a mão de rapina, a sorte comprada ou a mente poluída; lute pelo trabalho honesto e não faça do seu mundo um lamaçal de valores invertidos, puídos ou malcheirosos, vale lutar pela paz “sem lenço e sem documento”, mas a mente erguida.
                  Os problemas não podem deter aqueles que anseiam por uma vida melhor. Não se cobra um sonho, nem a realidade. Sonhamos porque nos foi dado o direito de sonhar, assim como recebemos a graça de mudar, de corrigir, de chorar e de sorrir. Podemos ser o que escolhemos, basta-nos acreditar nesta verdade: “Os problemas produzem perseverança, a perseverança produz um coração aprovado. Tudo vai depender da sua atitude com a vida e o florescer do seu coração”. FELIZ NATAL e ANO NOVO!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário