quinta-feira, 28 de maio de 2015

O BRASIL DO PRECONCEITO



O  BRASIL  DO  PRECONCEITO  
 Revista  Status  -04-94
                                                                   Neumar M. Silveira

Há quem pense que preconceito diz respeito somente ao aspecto racial. Pelo contrário, preconceito é algo muito mais profundo que se mescla ao sexo, à pobreza, ao analfabetismo, à raça etc.
A Constituição Federal, no título de Direitos e Garantias Individuais, preconiza que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, abomina a privação de direitos por qualquer motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou política; pune “qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades  fundamentais”, e considera a prática do racismo “crime inafiançável e imprescritível sujeito à pena de reclusão”.
Muito embora toda a proteção garantida na Carta Magna contra os preconceitos e discriminações, o Brasil, infelizmente, continua a promover crimes dessa natureza quando se presencia cadeias públicas abarrotadas de negros e pobres, quando assistimos a economia brasileira privilegiar o rico e condenar à penúria o proletário, quando a mulher ganha menos do que o homem para trabalho igual, quando o aidético fica sem teto, quando proliferam as favelas, quando...
O Brasil verde e amarelo transforma-se, paulatinamente, num negro desfilar de vilipendiados, vítimas das injustiças sociais, grei de inditosos cidadãos que, de tão tripudiados em seus direitos e garantias fundamentais, ficaram roxos de fome e de frio.
Preconceito é algo muito maior e mais terrível: é a chaga viva de uma sociedade, que se diz moderna e pronta a ingressar no século XXI, mas que debocha da vida humana e escarnece de solidariedade cristã.
Como se bastasse uma Constituição para mudar cabeças!... O problema do nosso País é de base educacional, pastoral, religioso, familiar e econômico-cultural. É, sobretudo, um problema governamental, quando vemos a feitura de leis em causa própria e a decadência dos pilares políticos, administrativos e judiciários, chafurdados  na lama dos escândalos das doações e apropriações torpes e indébitas.
Brasil do preconceito, sim. Preconceito, principalmente, por abraçar o erro e repudiar o certo, aplaudir a hipocrisia e desprezar a verdade e acalentar as injustiças provocando a desordem social, inversão de valores nunca vista em cada esquina, beco ou praça, espreitando os passos dos desfavorecidos da sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário