sábado, 27 de julho de 2013

O NORTE FLUMINENSE - 07-2013



                         ABRAÇAR A EDUCAÇÃO
                                               Neumar Monteiro
                                                                                                                          
                  
               O Brasil precisa urgentemente abraçar a educação para que concorra a um lugar de mérito educacional modernizando, com providência de Norte a Sul, os currículos escolares. O nosso país está em déficit crescente na modernidade, o que contribui para a evasão escolar e a dormência do povo amado, idolatrado, salve, salve! Há que se alavancar a didática, a psicologia educacional e a história da nossa terra com fervor de brasileiros defendendo o solo em que amarramos a nossa rede e os coqueirais que balançam os nossos ninhos.
                   Acorda Jorge, Pedro e Damião! Acordam nossas didáticas, matemáticas, filosofias e outras sofias para engrandecer o ninho que nos foi legado desde Cabral, em 1500, até este futuro de 2013! Os brasileiros engordam numa rede roncando vantagens, visando miragens e distribuindo a sua letargia... Parou num tempo que ninguém divisa, dormitando na obesidade do seu lazer ou coçando a sola do pé descalço. Nada bom!
                  Nosso canto, encanto e popularidade, fazem sucesso além das fronteiras pertinentes, enquanto nossas ameixas, brejeiras, dormem nos galhos por falta de mãos trabalhadeiras que as recolham no balaio; nossas danças brasileiras foram trocadas pelo Rock and Roll na década de 60, Twist e Iê Iê Iê... Pisaram na bandeira brasileira! E nunca mais vimos à cara do bolero e só ficamos com o amarelo do sorriso. Infelizmente nos salões dos bailes sorteavam as músicas preferidas dos jovens que, em gritaria, pediam sempre os mesmos rocks. Um festival de gritos assim soprava das goelas jovens e ensandecidas: Viva o Rock! Queremos o Rock! Vivemos o Rock! Amamos o Rock!...
                   Abraçar a Educação eis o nosso refrão! Investir nos jovens, dando-lhes as oportunidades que merecem; fortalecer os professores munindo-os dos instrumentos próprios para acrescer o Brasil. O único caminho para a valorização de todas as tendências da Nação, quais sejam: crescer com zelo; criar oportunidades; levar os jovens por outros caminhos senão o nosso; excursionando para outros países em busca da aprendizagem de outras práticas intelectuais e funcionais, para que possam voltar ao Brasil com outras maneiras de vivenciar melhoramentos benéficos e aprendizagens para a evolução desta terra em verde/amarelo.
                   Um mutirão de jovens, professores, leitores, escritores, cantores, dançarinos, médicos, padres, dentistas, pastores ou idealistas; sejam o que forem, devem abraçar em cruz o nosso Brasil e redimir as dores das Marias e Dolores, dos sãos e pecadores, e da mulher compadecida... Tudo é vida, é Brasil e é guarida: O nosso terreiro, o  nosso guerreiro e a nossa vida bem vivida...Eis a fortuna da nossa Pátria !  Eis o encanto dos nossos dias ! Nossas esperanças de um futuro digno desta Nação ! Cresça BRASIL !   

Nenhum comentário:

Postar um comentário