quarta-feira, 22 de junho de 2011

NORTE FLUMINENSE - 09/2006

RETALHOS DA VIDA 
                                                                            Neumar Monteiro 

Retalhos. A vida é feita de retalhos! Às vezes puídos, rasgados, encardidos, mas são retalhos nossos que não podemos despachar para a casa dos vizinhos. São partes e encartes de nossas vidas que viraram retalhos. Olhando os retratos que compunham o painel da Festa de Agosto, pensei que todos os ali retratados eram e são importantes para a nossa história comunitária, que mesmo em preto e branco fizeram a diferença em outras épocas como o fazem, agora, aqueles em colorido.

Nesse contexto e por amar tanto esta cidade, devo ressaltar que a Festa de Agosto perdeu muito das suas características de origem. Mas acrescentou outras coisas boas. Perdemos ali e ganhamos aqui... Não se pode ter tudo nesta vida. Os tempos mudaram e são outras as expectativas, o mundo atual já não suporta saudosismo. Nesta aldeia global em que vivemos não há tempo para pensar em reminiscências; só vemos agitação e correria que, talvez, tenham influenciado a tradicional festa.

Os festejos de agosto, como tínhamos antigamente, aconteciam na praça Governador Portela, com retretas de banda, gincanas,  artistas se apresentando no palanque e, na oportunidade, inaugurações de obras e prédios de serviços públicos. Uma festa do povo em que ninguém pagava ingresso e  todos participavam, irmanamente, num mesmo espaço. Os fogos do dia 15 eram aguardados o ano inteiro, ocasião em que havia cascatas de estrelas caindo do céu, chuvas de pingos coloridos, quais pirilampos, iluminando a noite; rojões que escalavam o morro da caixa-d’água até o alto do calvário - vibrantes luzes coloridas que aqueciam os corações. Um outro tempo, indelével na memória.  

A nota nostálgica e comovente desta festa foi o passeio do Sr. Pedro Curcio pelas barraquinhas da beira-rio carregando os seus dois netinhos numa pequena carroça de madeira. Um homem simples, que nos proporcionou o maior espetáculo de solidariedade e amor nesta Festa de Agosto. Mais um retalho da vida... Foi o melhor da festa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário